O que é a tal ousadia?
Hoje está no Lancenet um editorial do jornal pedindo mais "ousadia" à diretoria do Flamengo para tirar o clube dessa situação. É algo que eu já ouvi e li de diversas pessoas, em vários lugares; a política de pés no chão é boa, mas também é preciso "ousadia".
E fica subentendido que essa "ousadia" seria uma ou mais contratações de impacto.
Mas eles dizem que não há dinheiro. E aí? Quem paga a tal ousadia? É bom lembrar que a última vez que eles foram "ousados", trouxeram o nosso atual camisa 9. E vocês devem se recordar de em que condições.
Todos os nomes que apareceram na imprensa até agora, talvez com a exceção do Roger, me dão calafrios - e a verdade é que, nas condições atuais, é difícil imaginar que alguém realmente bom resolva ir pra Gávea (ou pro Cheirinho do Gol, sei lá). Eu não quero essas "ousadias" não. O que eu quero é idéias, criatividade e planejamento.
O que o Flamengo ainda tem é a sua torcida. É preciso criar formas de trazê-la para junto do time e do clube, fazê-la confiar que quem está lá dentro sabe o que está fazendo, que qualquer dificuldade é apenas passageira, apenas um trecho de um caminho que leva a um lugar melhor. Fazê-la voltar a ter vontade de viver o Flamengo. E, para isso, a diretoria tem que entender como sinalizar à torcida que a quer por perto; e saber com que ela sinta que há uma troca aí, que ela está apoiando, mas também está recebendo algo em troca de seu tempo e, porque não, de seu dinheiro. Porque, hoje em dia, tem ficado cada vez mais comum essa atitude de torcer contra - e eu conheço gente que passou por isso ainda no ano passado e, hoje, já passou à uma certa indiferença, o que é ainda pior.
É possível começar esse processo AGORA, sem esperar por medidas provisórias, parcerias multinacionais ou qualquer coisa assim. E, inclusive, essas soluções milgrosas virão com mais facilidade se o clube começar a se mexer antes. Negociar quando não se tem nada é sempre mais difícil.
E aí, quando isso acontecer, nem vai ser preciso essa "ousadia" toda.
segunda-feira, 31 de janeiro de 2005
Marcadores:
andre_monnerat
Assinar:
Comment Feed (RSS)
Flamengo Net
Comentários
|