Uma proposta para discussão
Não pude ler a coluna do RMP nO Globo de hoje, mas pelos comentários que li no blog, posso ver que o mesmo voltou a desancar a proposta do Fla-Futebol. Uma idéia que pode ter se desenvolvido deturpada, mas de longe, é bem melhor do que as temíveis administrações amadoras que teimam em perdurar em diversos clubes brasileiros.
Sinceramente, não sei o que motiva RMP a tão mordazmente ridicularizar uma iniciativa inovadora: se o total descrédito no profissionalismo no futebol ou a ampla simpatia pelas gerências amadoras, pelo menos no Flamengo.
O fato é que a atual situação do time e tais notícias me motivam a publicar agora, na íntegra, a mensagem que um amigo, Rafael Saavedra (não, não é parente de nosso caro Juan), encaminhou aos jornalistas Fernando Calazans e Renato Maurício Prado, em virtude do traque que este último soltou no domingo retrasado, desancando o Fla-Futebol, anunciando mudanças que não ocorreram e que, por hora, não causou grandes estragos. Trata-se de um e-mail de um rubro-negro, preocupado com seu time, com propostas objetivas para mais uma tentativa em se resgatar um time da grandiosidade do Flamengo da insolvência gerencial em que o mesmo se encontra hoje. Adianto-me em desculpar-me pela extensão, mas diante de seu conteúdo, pretendo publicá-lo aqui para discussão, como ele solicitou que os mesmos fizessem, mas que talvez por critérios próprios, tenham achado desinteressante:
"A Salvação do Flamengo
Caríssimos Renato Maurício Prado e Fernando Calazans,
Na qualidade de amante do bom futebol, e de bom torcedor do Flamengo, sirvo-me do presente para iniciar uma campanha em favor da única pessoa que, na minha visão, seria capaz de salvar o "Mais Querido do País" da grave crise econômica, política e institucional que atravessa. Obviamente que estou falando do nosso querido Zico.
Não tenho dúvida que Zico, exemplo como atleta, pai de família, empresário e homem público é o único capaz de reerguer as combalidas finanças do Clube. A certeza da indicação está embasada, fundamentalmente, na imagem de confiança e respeito que o craque transmite a imensa Nação Rubro-Negra.
Não tenho dúvida que a única maneira de reerguer o Flamengo, evitando que o clube chegue à bancarrota, é utilizar o maior patrimônio que o Clube "ainda" preserva, que é a sua magnífica torcida.
Para isso, contudo, seria necessário viabilizar um projeto de utilização da imagem do Zico, e de outros expoentes do esporte, da música e da sociedade em geral, que tenham afeição pelo Flamengo.
A campanha teria a finalidade específica de reunir doações mensais, específicas para o pagamento das dívidas do Clube. Algo do tipo "criança esperança", só que direcionada para a nação rubro-negra.
Antes de tudo, deve-se fazer uma grande auditoria, em que se tornará pública a real dívida do Clube. Após este levantamento, será possível trabalhar com uma meta de valor a ser alcançada.
Supondo que a dívida do Clube seja de R$ 200.000.000,00 (duzentos milhões de reais), acredito que o projeto teria a duração de 7 meses.
Assim sendo, aproveitando a confiança que a torcida deposita na imagem do Zico, seria aberta uma conta bancária em um Banco de abrangência nacional, onde seria possível que toda a nação Rubro-negra depositasse a quantia de 1 (um) real.
Considerando que a torcida do Flamengo é composta por 33.000.000,00 (trinta e três milhões) de torcedores, segundo as últimas pesquisas, ao final de 7 (sete) meses de campanha, seria arrecadada a importância de R$ 231.000.000,00 (duzentos e trinta e um milhões de reais).
Cada torcedor teria a comprovação dos depósitos, e ao final de 7 (sete) meses, seria premiado com uma foto autografada por todos os expoentes da campanha e um chaveiro do flamengo como lembrança.
Para evitar que penhoras judiciais recaiam sobre a conta, todos os credores deverão ser previamente notificados a respeito do projeto, de forma que possam ter a certeza de que o seu crédito estará reservado e será quitado.
Durante todos os meses em que a campanha perdurar, será feita a divulgação pública do extrato da conta, de forma a dar visibilidade dos valores arrecadados. Deverá, também, ser assinado um documento (confissão de dívida) que garanta que os valores arrecadados serão utilizados para pagamento das dívidas do Clube, e que somente após a devida quitação de todas elas, o valor por ventura excedente poderá ser utilizado em prol do Clube.
Nesta linha de raciocínio, só vejo a concretização efetiva do projeto, com a parceria efetiva da Rede Globo de Televisão. Não há como dar visibilidade a uma campanha de tal monte, sem contar com a divulgação em massa por parte da Tv Globo, e das demais emissoras da Rede, inclusive as Rádios.
Obviamente, assim como aos demais credores, todos os valores devidos à emissora, pela utilização do horário de televisão e de rádio, serão pagos ao final da campanha, sendo certo que a Rede Globo, por ter sido parceira no projeto, seria eleita como credora de n.º 1.
A pergunta que faço é a seguinte: Será este projeto um sonho?
Digo que sim, se for comandado por Márcio Braga, por Kleber Leite, por Gilberto Cardoso Filho, por Luiz Augusto Veloso, por Edmundo Santos Silva, ou qualquer outro destes, que tenha contribuído para o Clube chegar ao estado pré-falimentar que se encontra.
Digo que não, se for comandado pelo Zico, com o apoio do Junior, do Oscar, do Tande, da Patrícia Amorim, do Nalbert, da Sandra de Sá, do Jorge Bem, e de tantos outros que transmitam o mínimo de confiança, carinho e respeito com o Flamengo e, principalmente, com a torcida.
Não há como esperar calado a falência do Clube. Também não dá mais para suportar os desmandos e as brigas políticas que assolam as administrações do Clube.
Chega! Precisamos dar um basta nisso! A falta de infra-estrutura interna, e as péssimas administrações que se sucedem, inviabilizam o interesse de qualquer empresa séria em patrocinar o Clube.
Por estas razões, acredito mais do que nunca, que a figura do ?Salvador da Pátria? não só existe como tem nome: Zico!
E para isso, ressalto que não será preciso que o Zico deixe de lado as suas atividades no Japão, ou mesmo que se candidate a presidência do Flamengo, mas sim que se disponha a ser o comandante (garoto propaganda) do projeto de saneamento e recuperação do Clube. È sobremodo importante deixar claro que o projeto, em nada tem a ver com aqueles de "sócio torcedor" que existem por aí. Até mesmo porque, hoje em dia, o sócio que contribui mensalmente para a maioria dos clubes cariocas, pode se considerar um verdadeiro herói, pois não sabe como e aonde o seu dinheiro está sendo utilizado.
Este projeto está voltado, como já mencionado acima, para o pagamento de todas as dívidas do Clube, com prazo de início, meio e fim. Além do mais, como se não bastasse, tornará possível a responsabilização civil e criminal do presidente que, daqui a diante, gerir mal o Clube.
De fato, parto não só do princípio de que todos os 33.000.000,00 (trinta e três milhões) de torcedores irão contribuir com 1 (um) real, como também, daqueles como eu, que irão contribuir com muito mais do que isso, desde que a campanha seja o mais transparente possível.
A par disso, considerando que a torcida (nação rubro-negra) tem o papel mais importante na história do Flamengo, eivada do mais puro sentimento de amor e paixão, tenho certeza de que todos irão dispor da quantia (em muito inferior a uma passagem de ônibus) para salvar o clube.
Todavia, como em qualquer projeto sério e direito, é preciso que se abra o canal de discussão a respeito do mesmo, não com ar de idealismo, mas sim como o único meio viável, capaz de devolver dignidade ao Flamengo. Por isso mesmo, caríssimos jornalistas, não vejo ninguém melhor do que vocês, para dar início a uma discussão séria acerca do assunto.
Atenciosamente,
Rafael Saavedra"
***
O que vocês acham?
terça-feira, 26 de outubro de 2004
Assinar:
Comment Feed (RSS)
Flamengo Net
Comentários
|