Seria Zico o nosso Deus?
Muitos de nós temos o costume de chamar de Deus, o eterno Zico. Não acho nenhuma profanação ou coisa do tipo, mas estava pensando a respeito e sei lá, comecei a achar ligeiramente errado.
Não, eu não vou discutir o que Ele fez por nós quando jogador. Duvido que apareça outro que faça pelo menos a metade. Digo apenas, que Deus talvez seja tanto para Ele. Por que não considera-lo o Filho d'Ele? E quem seria Ele? Ora, o Deus Flamengo, o símbolo máximo de nossa paixão. Não dizemos sempre que o Flamengo está acima de tudo? Talvez Zico também, mas ainda assim, quem é maior?
Como o Deus católico, o Alá, o Buda, todos são apenas fruto da fé e não possuem, ou não foi provado que possuem, uma forma física. São várias projeções sobre como seria Sua imagem. E qual a imagem do Deus Flamengo? Ele é conhecido pelo Seu símbolo tradicional. O Seu escudo que hoje está estampando na camisa e é reconhecido mundialmente. Seguidores no Brasil, nos EUA, na Polônia, onde for. O Deus Flamengo está em toda parte.
E Zico? Na minha concepção, Zico seria o Filho d'Ele. Aquele que veio para a Terra para nos fazer amar ainda mais o Flamengo e mostrar de uma vez por todas, a sua força. Zico não é Deus, pois é mortal, mas sua imagem e a perfeição com que encarnou o espírito de Seu Pai, o tornaram eterno em nossas lembranças.
A Sua camisa usada em Tóquio é o Santo Sudário. Está lá o Seu suor. Com ela, Zico mostrou para o mundo a força desse Deus. Talvez apenas o Santos tenha algo parecido. Pelé foi único, mas nem ele conseguiu tantos fiéis. Talvez Pelé tenha sido uma entidade desconhecida, um alien, sei lá. E o Santos ficou à deriva por anos e anos até se reencontrar, mas todo mundo sabe que não é o mesmo Santos. E Pelé foi 10 com a bola. Sem ela, foi e é um pereba completo.
Mas Zico mostrou o caminho para o Flamengo. Sem Zico, seria um ótimo time, que poderia ganhar vários títulos, mas teria dificuldade três ou quatro vezes maior para cumprir seus objetivos. Com Zico, ganhou tudo. Até mesmo os adversários se ajoelhavam perante Ele.
O Deus Flamengo, com o maior número de fiéis no mundo, que move a maior paixão futebolística mundial entre os clubes, que é uma Seleção a mais dentro um país, que é uma nação, o Deus Flamengo criou Zico à Sua imagem e semelhança. E nós continuamos seguindo Seus passos e suas lições. E seguimos felizes como fiéis que somos, pois mesmo com todas as dificuldades, nosso Deus sempre olha por nós e nos lembra de Seu Filho e das alegrias que Eles nos proporcionou. Aí nós levantamos e mandamos os secadores, infiéis e a segunda divisão para aquele lugar.
Eu realmente acredito que Flamengo seja um Deus e que Zico seja Seu Filho. Um dia ele vai presidir e guiar a Nação como se deve, mas sabe que ainda não é a hora. Ele não se mistura com os Mefistos que lá estão hoje.
Aos renegados, que escolheram sofrer por outros cantos, Zico apenas diz:
"Perdoai-vos. Eles não sabem o que fazem".
Ps: por favor, não me venham com fanatismos. Isso é só uma viagem.
quarta-feira, 1 de setembro de 2004
Marcadores:
lucas_dantas_loureiro
Assinar:
Comment Feed (RSS)
Flamengo Net
Comentários

|