sexta-feira, 3 de setembro de 2004

Fiasco "aqui", sucesso "lá"

Nesses últimos dias, vendo as escalações dos times que disputam o Campeonato Brasileiro, reparei numa situação que há muitos anos me questiono e que até hoje não encontrei resposta: Como podem tantos jogadores com passagens apagadíssimas pelo Flamengo tornarem-se titulares ou até mesmo arrebentarem em outros clubes?

Vários são os exemplos de jogadores no mundo que renderam abaixo do esperado na Gávea, acabaram vendidos e, atualmente, arrebentam em clubes europeus. Com certeza, um desses jogadores que deixaram o Flamengo por preço de banana e hoje em dia vale milhões de dólares é o atacante da Internazionale de Milão e da Seleção Brasileira, Adriano.

Há também muitos jogadores que em nada lembram suas passagens pelo Mais Querido do Brasil e, atualmente, gozam de certo prestígio nos clubes em que defendem.

Para justificar esta tese, constatei que 19 das outras 23 equipes que disputam o Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão possuem em seu elenco (a grande maioria como titulares) ex-jogadores do Flamengo que, ou tiveram fracas atuações ou deixaram o clube pela porta dos fundos. Segue abaixo a lista (por ordem de classificação na tabela):

Santos (Paulo César e Fabinho); Atlético-PR (-); Juventude (Lopes); Palmeiras (Sérgio); Ponte Preta (-); Goiás (André Dias); São Paulo (Fabão e Marquinhos); Corinthians (Váldson e Fábio Baiano); São Caetano (Paulo Miranda); Coritiba (Tuta); Figueirense (C. Prates); Fluminense (Edmundo e Romário); Cruzeiro (Alessandro e Bruno Quadros); Criciúma (-); Inter (Clemer); Vasco (Petkovic); Paysandu (Maurinho); Vitória (Edílson); Atlético-MG (Rodrigo Fabri); Grêmio (Léo Inácio, Felipe Melo e Yan); Botafogo (-); Paraná (Gelson Baresi e Messias); e Guarani (Sandro Hiroshi).

Ou seja, praticamente todas as equipes de ponta do futebol nacional estão representadas por ex-rubro-negros que acabam despontando.

Agora, uma pergunta que não sai da minha cabeça: por que "lá" muitos se deram bem e "aqui" não jogaram absolutamente NADA?

E olha que há muitos exemplos de tais jogadores espalhados por aí afora.

Mudando de assunto...

Embalamos no Campeonato Brasileiro. Terceira vitória consecutiva, coisa que não acontecia desde 1999. Um pouco tarde, não? Será que ainda dá para conseguir alguma coisa neste campeonato? Uma vaga na Libertadores, por exemplo? Acho difícil, mas torcer não custa nada.

Flamengo Net

Comentários