Por que o Flamengo é o time mais querido do Brasil?
Tal questão me intriga há anos, sem que alguém conseguisse me responder de uma forma completa e insofismável.
1. Serão as cores da camisa? Acredito que não. Vitória, Atlético Paranaense e Sport não são as maiores torcidas de seus estados. Tem grandes e fanáticas torcidas, mas não são as maiores.
2. Serão os títulos conquistados? Pode ser. Realmente a quantidade e diversidade de títulos que o Flamengo possui é muito grande e expressiva. Principalmente se comparada aos outros times do Rio de Janeiro. Mas não pode ser só isso. Antes de conquistarmos a Libertadores e o Mundial, já éramos a maior e mais apaixonada das torcidas brasileiras. O primeiro tri 42,43,44 e o segundo 53,54,55, sem dúvida alguma contribuíram muito para o crescimento da torcida, mas não podem ter sido tudo. Ainda sobre títulos, São Paulo e Santos foram Bi Campeões Mundiais, Grêmio faturou uma vez, Palmeiras e Cruzeiro já paparam a Libertadores e não chegam perto da popularidade do Flamengo.
3. Será que por ser o time mais querido do Rio de Janeiro, capital do Brasil, de onde tudo repercutia, onde se originava a moda e tudo mais, principalmente na era do rádio, fez com que a fama do Flamengo, corroborada por títulos, se expandisse de forma avassaladora? Talvez. No tri de 44, um tio de minha mulher que havia ido para o Amazonas se alistar na Campanha da Borracha (obviamente era um aventureiro) disse que após o jogo, viu multidões comemorando nas ruas de Manaus. Chovia muito e várias pessoas rolavam no chão em uma alegria incontida e contagiante. O Hino do Flamengo também era cantado por todos. Pode ser, mas ainda falta alguma coisa...
4. Será fidelidade familiar? Dificilmente um filho de torcedor do Flamengo deixa de ser flamenguista. Já li pesquisas no Placar que levantaram tal bola. Pode ser, mas.....
5. Será um lance psicológico? Uma espécie de instinto de preservação? Digo isso por ter vivenciado, recentemente, uma sensação para mim inusitada. Quando o time da colina andou meio assanhado, senti e vi uma mobilização contra o Vasco como nunca havia visto. O episódio da criação, em menos de uma semana, da Fla-Madri foi algo espantoso. O Rio de Janeiro foi invadido pelas camisas da nova torcida. Antes e após o jogo. Foi uma espécie de catarse anti Vasco. Uma convocação psicológica. Mexia com o que mais amávamos. Com fatos que para nós eram dogmas.
Partindo desse raciocínio, creio que a maior força que temos é advinda de sempre termos que enfrentar uma torcida maior que a nossa (Arco-Iris) e como tal estamos sempre mobilizados e apaixonados.
É isso gente, acredito que a soma das opções acima e certamente mais alguma que não consigo detectar, nos faz ser a NAÇÃO RUBRO-NEGRA. A MAIOR TORCIDA DO MUNDO.
quarta-feira, 7 de julho de 2004
Marcadores:
mario_cruz
Assinar:
Comment Feed (RSS)
Flamengo Net
Comentários

|