terça-feira, 27 de julho de 2004

Naprzod Flamengo!!!



No domingo o Blog da Flamengo NET teve a visita da polonesa Gosia, ou Maggie, como prefere ser chamada.

Curiosa com o interesse de alguém tão distante, a equipe do Blog da Flamengo NET entrou em contato com a moça e lhe pediu que produzisse um texto. Um post em que contasse como ela passou a gostar do Flamengo.

O relato - escrito em Inglês e traduzido por nós - é revelador. Mostra que o Flamengo, quando aplicar um planejamento estratégico visando sua internacionalização, pode vir a ser uma marca mundialmente explorada.

Leia o texto e, se puder, faça os comentários também em inglês, para que a Maggie possa ler.

Uma fã da Polônia

Olá! Meu nome é Gosia (em Inglês seria o equivalente a Maggie). Eu tenho 18 anos, sou estudante - em setembro começo o último ano do ensino médio - e moro em Bytom, no Sul da Polônia. Devo avisá-los que, ao contrário das opiniões que tenho ouvido de estrangeiros, no nosso país só há neve no inverno, ursos brancos não andam pelas ruas e nós temos Coca-Cola (risos).

Agora você deverá se perguntar: "Um minuto só: o que ela está fazendo aqui? O que ela tem em comum com meu clube favorito?". Aqui está a resposta: eu gosto de verdade do Flamengo, tanto quanto é possível para quem não pode assistir aos jogos pela TV e todos os diários esportivos escrevem sobre as ligas polonesa, inglesa e alemão e, às vezes, sobre o futebol espanhol e francês, mas não muito.

Minha aventura com o Flamengo começou aproximadamente há três anos, não estou bem certa quando a liga brasileira foi exibida no canal de esportes polonês "Wizja Sport". O que eu me lembro é que os jogos do Flamengo eram transmitidos com muita frequência e eu ficava assistindo-os com meu pai, que, aliás, é um grande fã do futebol brasileiro - seus jogadores favoritos são Pelé e Garrincha.

Eu também vi partidas de outros clubes, como o Grêmio, mas eu gostei mais do Flamengo, na verdade não sei por quê (da mesma forma que acontece com meu segundo time favorito Real Madri, não sei por quê gosto deles, de nenhum outro time eu gosto tanto).

Meu jogador favorito era - e ainda é - Julio Cesar. Ele é um grande goleiro (um dos melhores do mundo) e ainda jovem, assim em cinco anos ele poderá ser o melhor do mundo. É o que quero para ele. Fiquei muito feliz de vê-lo na Copa América e lembrei-me dos jogos do Flamengo, quando ele também foi o herói. Outro jogador do qual me recordo bem é Vampeta.

Vocês podem imaginar como eu fiquei triste quando o canal "Wizja Sport" foi extinto há cerca de dois anos e meio. Eu não pude mais acompanhar os jogos do Flamengo. De tempos em tempos eu vejo alguns resultados no texto-legenda da CNN e vejo a tabela de classificação, mas isso é tudo. Alguns meses atrás eu também li num jornal polonês que Júlio César se casou com Susana Werner e que foi um importante evento social no Rio. Lembro-me de quando ela era a namorada de Ronaldo e ela parecia (e ainda parece) ser legal, na minha opinião. Espero que eles estejam felizes.

Outra vez que eu ouvi notícias sobre o Flamengo foi há poucos meses atrás. Foi no EurosportNews, quando alguns torcedores do Fla estavam furiosos por causa dos resultados e atacaram os jogadores durante um treino. A reportagem disse também que Julio César for a levado a um hospital. Vocês não sabem como eu fiquei assustada e preocupada quando ouvi isso. Ainda não sei mais sobre o incidente, mas melhor não falar sobre isso.

Durante esse tempo em que eu não pude ver jogos do Flamengo ou mesmo encontrar algo a respeito (não tinha Internet em casa, então), eu comecei a torcer de verdade pelo Real Madri. Mas algumas vezes eu escuto algo sobre o Fla e sorrio para mim mesma.

Agora, eu tenho dois tipos de sonho relacionados ao Flamengo e ao Brasil. O primeiro é mais realista: gostaria de assistir jogos na Tv e ler sobre o Flamengo em jornais poloneses. E eu tentarei torná-lo realidade já que eu gostaria de ser jornalista esportiva (embora seja difícil estudar Jornalismo na minha cidade, não vou desistir). E, claro, eu adoraria ver Julio como goleiro número 1 da Copa do Mundo de 2006 - talvez eu vá à Alemanha, quem sabe.

O segundo sonho é menos realista. Claro que eu amaria a chance de ir ao Maracanã e encontrar-me com os jogadores do Flamengo, mas eu penso que eu ainda terei que aguardar por um certo tempo. E já mencionei que eu compartilho com o sonho do meu pai? O de ver o Brasil como vencedor do Mundial 2006!!!

Preciso dizer que Flamengo realmente não é popular na Polônia, como os clubes da Liga Brasileira, de modo geral (e honestamente, as pessoas dizem que o futebol é o esporte número 1 na Polônia, mas só os garotos estão interessados nele, mesmo assim nem todos). Talvez porque nossa seleção não seja bem-sucedida. Mas eu já ouvi sobre o dia em que nossa seleção ganhou do Brasil foi terceiro lugar na Copa do Mundo de 1974 e assisti ao jogo há alguns dias atrás (risos).

Assim, eu não tenho nenhuma camisa do Flamengo ou algo parecido. Adoraria ter uma.

Quero agradecer a todos vocês pela paciência em ler esse meu post e, claro, ao Juan [Saavedra], que foi quem teve a idéia.

Abraços a todos vocês. Forza Flamengo (em Polonês seria: Naprzod Flamengo)!!!


P.S: Espero que algum dia eu seja capaz de escrever e entender Português, mas é realmente difícil aprendê-lo na Polônia - acho que menos de 1000 pessoas aqui falam este idioma.

Maggie

Flamengo Net

Comentários