RESTABELECENDO AS VERDADES DOS FATOS.
Caros,
Na reportagem constante deste Link http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2010/12/11/flamengo-fecha-o-ano-com-evolucao-de-receitas-apesar-do-fracasso-no-futebol.jhtm , ficamos com a falsa impressão que nosso Marketing teve, durante o ano de 2010, um desempenho auspicioso.
Conforme ressalta o título, procuraremos, de forma sucinta, restabelecer a verdade dos fatos.
Para tal, destacamos quatro pontos básicos em nossa análise:
a) As receitas de 2008 e 2009 mantiveram-se, relativamente, estáveis graças a dois fatores do conhecimento de todos - Nike e Petrobrás. A luta por melhores oportunidades para o Clube foi árdua, destacadamente no que diz respeito a contratos condizentes com o Fornecedor de Material, bem como, com o Patrocinador Master. Somem-se à mesma, as sabotagens empreendidas por Conselheiros do clube, que eram da Oposição e hoje estão na Situação. Ou seja, aqueles que hoje alardeiam o aumento das receitas, são exatamente aqueles que atacaram o que foi realizado em 2008/2009;
b) O aumento das receitas de patrocínios em 2010 é, obviamente, reflexo dos contratos fechados e assinados pela gestão anterior com a Olympikus e com a Batavo. O contrato com a Olympikus começou a vigorar em junho de 2009, ou seja, apenas metade de seu valor foi apropriado naquele ano. O valor total, R$ 22 milhões, só pode ser computado em 2010. No caso da Batavo (R$25 milhões) o contrato foi fechado há exatamente um ano - entre o Natal de 2009 e o Ano Novo. Em nenhum dos casos houve qualquer intervenção da atual diretoria para alcançar esse resultado, pelo contrário, muitos dos atuais dirigentes, como já ressaltamos, eram ferrenhos defensores da Nike e da Petrobras. Com relação à Batavo, é de conhecimento geral que, dada à atual administração irresponsável do contrato, a empresa já comunicou que não tem intenção de renovar. Desnecessário ressaltar quanto nos causa espécie a suspensão dos três últimos pagamentos do contrato em vigor.
O valor real arrecadado com patrocínios pelo Flamengo em 2010, foi publicado pelo Meio & Mensagem - http://www.mmonline.com.br/noticias.mm?url=Futebol_gerou_R__374_milhoes_em_patrocinio - esta semana, em seu ranking de patrocínios de clubes e totaliza R$ 57 milhões, dos quais R$ 47 milhões foram gerados pelos contratos acima citados com a Batavo e a Olympikus.
c) Com relação às receitas de licenciamento, já vinham crescendo desde 2009. Tal crescimento foi fruto da contratação em 2008 de pessoas especializadas em Licenciamentos para o Departamento de Marketing, bem como, no implemento de uma política de auditorias constantes quanto ao desempenho dos contratos. Além disso, o contrato com a AmBev, no valor de R$ 2 milhões, com impacto nesse crescimento, começou a ser negociado em 2009. A negociação não foi finalizada em 2009, em razão dos quatro clubes envolvidos não chegaram a um acordo.
d) Finalmente, a única linha de receita que, de fato, reflete o ano de 2009 é a de bilheteria, por ser apurada ao longo do ano. Essa sim é mérito da atual gestão.
Quanto às projeções para 2011, vale perguntar: o Flamengo conseguirá um Patrocinador Master no mesmo patamar? Conseguirá, em um estádio menor, com forte rejeição do torcedor e um time tecnicamente inferior, incrementar suas receitas de bilheteria?
É necessário aguardarmos o fechamento de 2011, para podermos avaliar o resultado da atual gestão no Marketing Rubro-Negro.
Extremamente lamentável é a postura de alguns, em se apropriar, indevidamente, do trabalho dos outros e alardear como de seu próprio mérito.
Aguardemos.
SRN
Mario Cruz
Sócio Emérito.
Caros,
Na reportagem constante deste Link http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2010/12/11/flamengo-fecha-o-ano-com-evolucao-de-receitas-apesar-do-fracasso-no-futebol.jhtm , ficamos com a falsa impressão que nosso Marketing teve, durante o ano de 2010, um desempenho auspicioso.
Conforme ressalta o título, procuraremos, de forma sucinta, restabelecer a verdade dos fatos.
Para tal, destacamos quatro pontos básicos em nossa análise:
a) As receitas de 2008 e 2009 mantiveram-se, relativamente, estáveis graças a dois fatores do conhecimento de todos - Nike e Petrobrás. A luta por melhores oportunidades para o Clube foi árdua, destacadamente no que diz respeito a contratos condizentes com o Fornecedor de Material, bem como, com o Patrocinador Master. Somem-se à mesma, as sabotagens empreendidas por Conselheiros do clube, que eram da Oposição e hoje estão na Situação. Ou seja, aqueles que hoje alardeiam o aumento das receitas, são exatamente aqueles que atacaram o que foi realizado em 2008/2009;
b) O aumento das receitas de patrocínios em 2010 é, obviamente, reflexo dos contratos fechados e assinados pela gestão anterior com a Olympikus e com a Batavo. O contrato com a Olympikus começou a vigorar em junho de 2009, ou seja, apenas metade de seu valor foi apropriado naquele ano. O valor total, R$ 22 milhões, só pode ser computado em 2010. No caso da Batavo (R$25 milhões) o contrato foi fechado há exatamente um ano - entre o Natal de 2009 e o Ano Novo. Em nenhum dos casos houve qualquer intervenção da atual diretoria para alcançar esse resultado, pelo contrário, muitos dos atuais dirigentes, como já ressaltamos, eram ferrenhos defensores da Nike e da Petrobras. Com relação à Batavo, é de conhecimento geral que, dada à atual administração irresponsável do contrato, a empresa já comunicou que não tem intenção de renovar. Desnecessário ressaltar quanto nos causa espécie a suspensão dos três últimos pagamentos do contrato em vigor.
O valor real arrecadado com patrocínios pelo Flamengo em 2010, foi publicado pelo Meio & Mensagem - http://www.mmonline.com.br/noticias.mm?url=Futebol_gerou_R__374_milhoes_em_patrocinio - esta semana, em seu ranking de patrocínios de clubes e totaliza R$ 57 milhões, dos quais R$ 47 milhões foram gerados pelos contratos acima citados com a Batavo e a Olympikus.
c) Com relação às receitas de licenciamento, já vinham crescendo desde 2009. Tal crescimento foi fruto da contratação em 2008 de pessoas especializadas em Licenciamentos para o Departamento de Marketing, bem como, no implemento de uma política de auditorias constantes quanto ao desempenho dos contratos. Além disso, o contrato com a AmBev, no valor de R$ 2 milhões, com impacto nesse crescimento, começou a ser negociado em 2009. A negociação não foi finalizada em 2009, em razão dos quatro clubes envolvidos não chegaram a um acordo.
d) Finalmente, a única linha de receita que, de fato, reflete o ano de 2009 é a de bilheteria, por ser apurada ao longo do ano. Essa sim é mérito da atual gestão.
Quanto às projeções para 2011, vale perguntar: o Flamengo conseguirá um Patrocinador Master no mesmo patamar? Conseguirá, em um estádio menor, com forte rejeição do torcedor e um time tecnicamente inferior, incrementar suas receitas de bilheteria?
É necessário aguardarmos o fechamento de 2011, para podermos avaliar o resultado da atual gestão no Marketing Rubro-Negro.
Extremamente lamentável é a postura de alguns, em se apropriar, indevidamente, do trabalho dos outros e alardear como de seu próprio mérito.
Aguardemos.
SRN
Mario Cruz
Sócio Emérito.
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