segunda-feira, 7 de julho de 2008

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA - ALEXANDRE SOUTEIRO


TRIPLEX TOP TEN


1 - Arrancada: Aos matemáticos e secadores de plantão, lembro-vos que, no ano passado, não estávamos na zona de rebaixamento com o mesmo número de jogos, e sim com 4 ou 5 a menos do que o restante dos times. Portanto, esse papinho garganta de que é fácil sair dali, blá, blá, blá, é coisa de gente que fala mais do que a boca.
2 - Cavalo paraguaio: Ano passado, como é de costume, a imprensa começou com o aboiolado termo "time da moda". Ora, todos sabemos que não precisamos disso. Temos a maior torcida do mundo, somos copiados em muitas coisas, e hoje, graças ao trabalho do "psicólogo" Caio Jr., vemos que o time está jogando para ganhar, e não para fazer graça. Se continuarmos assim, as chances continuarão - e aumentarão - para a conquista do Hexa.
3 - Kleberson: Confio muito no futebol do Xaropinho. Com ritmo de jogo, sequência de jogos, é um jogador que pode - e nos será - muito útil. Qualidade ele tem. E se o Íbson realmente for embora, o que é praticamente certo, ele pode se tornar o dono da bola ali no meio.
4 - Dininho: Tudo bem que o Náutico não deu lá esse trabalho todo. Mas ele mostrou que joga sério, concentrado, e que não tem essa de fazer embaixada perto da área. Se precisar, vai de bico. Uma boa contratação, que só reforça ainda mais nosso elenco.
5 - Janela: Preocupa. Juan está voando, Marcinho fazendo gols, etc. Se conseguirmos segurar nossas principais peças, vejo que podemos pensar alto no restante do ano. Já se foram alguns dos principais jogadores dos nossos principais adversários. E como sabemos, ter elenco é fundamental para um campeonato longo como o Brasileirão.
6 - Torcida: É o nosso combustível. 47 mil num jogo teoricamente fácil foi mais uma demonstração da força e do apoio do torcedor rubro-negro. E se o time responder, o casamento só tende a melhorar.
7 - Renato Gaúcho: Eu concordo e discordo quando meu amigo Ricardo Amorim diz que não devemos secar e/ou zoar dos adversários. As declarações estapafúrdias do técnico dos bambis cariocas quase que solicitam formalmente por uma resposta tão ou mais engraçada. E me perdoem os que são contra, mas ele me deu motivos para passar mal de rir na semana passada.
8 - Tabela: É uma fábrica de ilusões. Não temos que acreditar que seremos campeões. As palavras do Bruno, ao fim do jogo, me deixaram deveras satisfeito: "Temos que encarar todo jogo como se fosse uma decisão". Manter o foco é fundamental. E os jogos de ontem nos ajudaram bastante. Competência e sorte andam lado a lado. Temos que aproveitar.
9 - Femininalização do futebol: Está cada vez mais chato ver futebol. Não pode isso, não pode aquilo, uma baboseira. E uma lebre foi levantada por um amigo que joga em Portugal. Ele me disse que a Europa, as always, aposta na virilidade, no vigor físico, mas que muitos jogadores de qualidade têm aparecido por lá. E o dueto vigor-qualidade técnica coloca alguns times/seleções em destaque. E ainda me disse que, se o escrete canarinho continuar acreditando que, a qualquer minuto, com uma firula ou com uma jogada de gênio, pode resolver um jogo, vamos continuar no caminho das tundas. Ah, mais uma coisa: tem um jogador de um time carioca... um time que chora muito. Esse jogador - volta e meia - é expulso por truculência. Mas agora, depois de burro-velho, resolveu dar entrevistas reclamando de gozação, de ser sacaneado, e até mesmo defendendo quando as torcidas zoam quem não conquistou a Libertadores. Ele joga no meio de campo desse time chorão. Preciso desenhar?
10 - O jogo de sábado: Nosso preparo físico ajudou, como sempre. O time está voando baixo, com força, e aliando isso à qualidade de alguns jogadores, o jogo ficou fácil. Dou meu cartão amarelo pro Léo Moura, que deu uma tremenda bobeira ao tirar a camisa. E pegando uma carona no tópico 9, foi de extrema frescura o bandeirinha chamar o juiz pra dedurar nosso 2. Jaílton é um dos maiores motivos de descontentamento de nossa torcida. Mas devemos ser justos: o cara jogou um partidão no sábado, e passou a merecer um voto de confiança. De resto, e não há muito pra se falar, fizemos o jogo ficar fácil. Repetindo pela enésima vez, se continuarmos assim, podemos pensar muito alto pra esse Brasileirão.


Boa semana a todos.


E nada mais digo.

Flamengo Net

Comentários