sexta-feira, 25 de abril de 2008


Profeta Zico

No sábado, 24 de abril de 1982, o repórter Raul Quadros perguntou ao profeta Arthur Antunes Coimbra quem venceria a final da Taça de Ouro, no dia seguinte. Zico profetizou: Flamengo 1x0, gol de Nunes.

No domingo, no gramado de um fervente estádio Olímpico, o Profeta jogou a bola entre as pernas do carrapato Vilson Tadei e entregou-a redonda e macia ao Artilheiro das Decisões. Após deixa-la passar ao lado de seu corpo, João Danado Nunes fuzilou Emerson Leão com um tiro seco e definitivo.

A partir de então, os seguidores do Profeta, nove homens de vermelho e preto e seus pés, um homem de amarelo e preto e suas mãos, multiplicaram-se sob o olhar incrédulo de uma multidão de azul, preto e branco, levando o escore da profecia até o apito final.

Um pouco antes das dezenove horas, quando o sol do outono porto-alegrense dourava as águas do Guaíba, Zico pegou o troféu de bicampeão brasileiro com a mão esquerda, levantou a mão direita aos céus e iniciou a volta olímpica, enquanto Sua nação celebrava o Profeta, Sua profecia e a inquestionável superioridade do escrete campeão mundial de futebol.

Faz vinte e seis anos hoje. Profeta, obrigado.

Flamengo Net

Comentários