quinta-feira, 10 de abril de 2008

A importância da Taça Rio

Todos que freqüentam este espaço sabem da minha posição em relação ao Campeonato Carioca: um campeonato que nos dias de hoje é do tamanho de Botafogo, Fluminense e Vasco. Flamengo, não. Campeonato do tamanho do Flamengo é a Copa Libertadores.

Ontem, carimbamos a classificação para o mata-mata da Libertadores e só voltamos a jogar na competição sulamericana daqui a duas semanas, contra o fraco Coronel Bolognesi, no Maracanã. Ao término da primeira fase projeto o Fla como o detentor, no mínimo, de uma das três melhores campanhas.

Falando agora sobre as finais do segundo turno do estadual, temos totais possibilidades de vencer. A Taça Rio, nessas duas próximas semanas, é a nossa prioridade. Creio eu que a partida do próximo domingo, pela semifinal, será até mais complicada do que a da possível final, já que o time estará mais cansado do que o adversário.

Aí vão me perguntar o motivo pelo qual estou abordando de uma maneira séria a Taça Rio, já que eu sou um crítico ferrenho do atual Campeonato Carioca. Eu explico:

Com o título da Taça Rio, e conseqüentemente do Estadual, teríamos tempo para focar na principal competição do continente. Um tropeço nesse segundo turno representaria um degaste e uma possível complicação nas oitavas-de-final da Libertadores.

O exemplo do ano passado é claro. Ouvi da boca do Souza, dias antes do fatídico 0 a 3 diante do Defensor, que o foco do time era o Botafogo e a final do estadual!

No fim, fomos campeões cariocas. O Botafogo perdeu a sua final de "Copa do Mundo". Já o Flamengo ganhou mais um título no RJ.

No entanto, três dias após dessa conquista, fomos eliminado da nossa "Copa do Mundo".

A experiência do ano passado é válida. Em 2008 estou mais otimista, pois temos melhores jogadores individualmente falando e um elenco com mais qualidade, em relação ao ano passado.

Espero, para o bem da nossa campanha na Copa Libertadores, que já no próximo dia 20, a gente possa celebrar o nosso 30º título estadual.

Flamengo Net

Comentários