quinta-feira, 10 de abril de 2008

Direto de Buenos Aires

Meu amigo Pablo Duarte me envia um texto, depois de assistir ao jogo pela FOX de lá:

"Amigos, está certo que, no final das contas, foi só uma vitória contra um time peruano. Mas a vitória de hoje mais do que justifica ilusões de conquistar a Libertadores deste ano.O narrador da Fox Sports, insuspeito de qualquer simpatia pelo Flamengo ou por qualquer time brasileiro, acaba de pronunciar a seguinte enormidade: "Esta noche Flamengo sacó chapa de candidato". Esta noite o Flamengo tirou a sua licença de favorito.

O importante agora é a torcida se convencer disso e passar a lotar cada jogo, como fez no Brasileiro passado. As grandes conquistas se operam, acima de tudo, na psicologia coletiva das torcidas. Assim como intuíamos que seriamos pentacampeões já no jogo contra o Internacional, na primeira fase, em 1992, assim como a certeza de que mandaríamos o Vasco para a casa do caralho atravessou o espírito de todo o mundo que estava no Maraca naquela tarde de 1999, quando o time fez a corrente dentro de campo, chegou a hora de decidirmos que este ano não tem para ninguém.

Foi só um time peruano. Mas o Flamengo, este ano, soube dar a volta por cima e impor-se com autoridade num grupo que prenuncia muito das dificuldades de uma Libertadores. Um adversário de camisa, uruguaio, com torcedores e gandulas uruguaios a um metro dos nossos craques. Outro que, embora peruano, fez da vitória sobre o Flamengo uma causa nacional, um pouco como o Pinochet fez com o Cobreloa em 1981. Um tropeço fora de casa que nos exigiu recuperar o futebol e a postura de gente grande para poder prosseguir.Tudo isso o Flamengo superou. Sacó chapa de candidato. Deixaram chegar.

O locutor argentino até intui, mas ainda não sabe dessa verdade elementar do futebol: deixou o Flamengo chegar, fodeu..."

Flamengo Net

Comentários