sexta-feira, 18 de abril de 2008

Adversário mexicano pode ser fiel da balança no Estadual

O grupo 5 da Copa Libertadores teve desfecho eletrizante. No último lance do jogo, a Universidade Católica do Chile quase tirou a vaga do América do México. Como o quase não joga, os mexicanos ficaram com a vaga e, com apenas nove pontos, devem enfrentar um dos dois clubes mais bem colocados nessa fase de grupos - Fluminense ou Flamengo, pelos prognósticos mais plausíveis.

Com o desfecho de cinco grupos, ficam maiores as probabilidades de acerto nas simulações. E todas as que eu fiz apontam o América do México como próximo adversário de um dos cariocas. Outros adversários possíveis do Flamengo seriam o Audax Italiano, o São Paulo e, com chances menores, o San Lorenzo. A definição deve vir do grupo 7. Vitória do São Paulo e do Audax forçariam o Fluminense a cruzar a linha do Equador. Se o Audax perder, é o Flamengo que vai jogar no palco da final de duas copas.

Se tiver a sorte - ou azar - de enfrentar os mexicanos, o Flamengo terá que enfrentar uma longa e cansativa viagem à Cidade do México, situada a uma altitude de aproximadamente 2.300m, justamente entre os dois jogos da decisão do campeonato estadual. O Fluminense poderá ter a mesma dificuldade. Basta que vença o Botafogo, pelo Estadual, e que tenha o México como destino.

Preocupado com quem ficaria com o Maracanã no jogo de volta, conversei por e-mail com o supervisor Isaias Tinoco, um dos responsáveis pela logística e programação de viagens do clube. Consultei como seria contornada a possibilidade de Flamengo ou Fluminense terem a mesma data para o jogo de volta pela Libertadores, no Maracanã, logo depois da decisão do estadual. Ele explicou que a definição é prerrogativa dos organizadores e patrocinadores do torneio, mas que provavelmente caberia ao Fluminense a quarta-feira (7 de maio) e ao Flamengo, a quinta-feira (8 de maio). Segundo Isaias, o Flu estréia no Brasileiro no sábado seguinte e, por isso, teria que ficar com a quarta-feira, para respeitar o intervalo de horas entre um jogo e outro. Até aí, tudo bem, seria um dia a mais para Joel preparar o time depois da final.

De um jeito ou de outro, um possível Fla-Flu na decisão do Estadual ganha mais um componente de suspense, pelo menos até a definição dos cruzamentos pela Libertadores. Um dos dois terá que ir ao México, isso é praticamente certo. Um desgaste pode ser o fiel da balança na decisão do Estadual.

Flamengo Net

Comentários